01 fevereiro 2009

La Vouivre - Jogo da Glória

Dica encontrada na página Eduteca - Centro de Recursos Educacionais 

La Vouivre é um gerador do Jogo da Glória, com versões para Windows e Linux.

Neste jogo podem participar de 1 a 4 jogadores que competem num tabuleiro onde algumas casas possuem funções especiais. O primeiro jogador a alcançar a casa 64, ganha o jogo. Após lançar o dado, é apresentada ao jogador uma pergunta; se responder corretamente avança, caso contrário recua. 
Esta é a interface do jogo. 


Criação de um exercício 

La Vouivre possui uma interface que permite criar facilmente as perguntas e personalizar diferentes parâmetros do jogo, como as cores utilizadas e as mensagens ao(s) jogador(es). Não precisa instalar, basta fazer o download, descompactar e usar



1- Parâmetros Este separador permite-lhe personalizar o título do exercício, as cores e o conjunto de caracteres utilizado. A seleção do conjunto de caracteres é feita em função da língua utilizada no exercício. 

2- Perguntas As perguntas são de escolha múltipla. _ Para cada pergunta escreva a pergunta, a resposta correta e os três distratores, e assinale a caixa “resposta correta” junta à resposta correta. _ Clique na seta para cima para passar à pergunta seguinte, e na seta para baixo para ir para a pergunta anterior. _ O botão “apagar esta pergunta” apaga a pergunta que estiver visível na tela. _ O botão “clonar esta pergunta” copia o conteúdo da pergunta atual para o fim da lista de perguntas: pergunta, respostas, feedback e resposta correta. _ Se as suas perguntas contêm vários elementos comuns, edita assim mais rapidamente o exercício. 

3- Mensagens Aqui pode modificar as diferentes mensagens usadas ao longo do exercício. 

4- Instruções Esta seção permite modificar as instruções exibidas no (na tela) quando a página com o exercício é carregada. A edição das instruções é feita diretamente em código HTML. Esta janela mostra uma coloração sintática: o código HTML aparece colorido. Se não conhece a linguagem HTML, não modifique este código. 

5- Feedbakcs Pode modificar as mensagens exibidas quando são feitas as perguntas ou quando ocorre qualquer acontecimento no jogo. 

6- Abrir e guardar ficheiros (arquivos) É fundamental gravar o seu trabalho no formato interno (próprio do programa) para não o perder. Assim, pode criar um exercício em várias etapas ou reabri-lo, se fechar o programa por engano. 

7- Criação da página Web Basta clicar no ícone “Web” ou usar o menu “Ficheiro -> Criar página Web”. 

8- Escolher a língua da interface Clicando em Interface -> Carregar interface, pode escolher uma língua diferente (o programa oferece o inglês, alemão e português de Portugal). Se a língua que quer usar não existe, pode traduzir o ficheiro .loc na pasta “locales”, e terá a interface na língua desejada. Pode também definir uma língua por defeito (padrão). O programa criará então um ficheiro “prefs.ini” onde guardará a sua escolha quanto à língua a usar quando abrir o programa. Clique em “utiliser le français” para voltar ao francês por defeito, ou apague o ficheiro prefs.ini 


Informações copiadas do arquivo de ajuda do programa


2 comentários:

Sua opinião é muito importante, aceitamos críticas, sugestões e até mesmo elogios....
Para deixar o endereço do seu blog/site, comente usando a opção Nome-URL.
Apesar de aceitarmos comentários anônimos, seria interessante que você informasse o seu nome.

Agradecemos a visita.