27 julho 2009

Mudanças do clima, mudanças de vida

Sequência didática baseada no documentário realizado pelo Greenpeace.

 

Disciplina

Biologia*

Público envolvido

O trabalho será desenvolvido com a turma do 3º ano do Ensino Médio*.

A professora de Língua Portuguesa orienta a correção e adequação da linguagem ao estilo jornalístico.

A professora de Biologia orienta o conteúdo específico e a veracidade das informações fornecidas.

Tema

Ecologia – Mudanças climáticas

Mídias utilizadas

Jornal, vídeo

Visão Geral

Tema Gerador

Deu a louca no tempo?

A observação dos fenômenos climáticos nos dá uma idéia de que o clima está mudando e pode ser o início da formação de uma consciência ecológica.

Ao pesquisar nos jornais, os estudantes desenvolvem os hábitos de leitura, o senso crítico e, ao mesmo tempo, despertam para sua importância no ciclo da natureza.

O uso das ferramentas tecnológicas dentro do contexto da pesquisa torna possível a apropriação de habilidades necessárias no mercado de trabalho, de forma prática.

Objetivos

Relacionado:

- ao conteúdo curricular:

  • Obter e divulgar informações acerca dos fenômenos climáticos.

- a competências/atitudes

  • Compartilhar informações.
  • Trabalhar em grupo.
  • Utilizar adequadamente as informações obtidas.
  • Refletir sobre a interferência humana nos fenômenos climáticos.
  • Sugerir mudanças de hábitos nas atividades diárias.

Carga Horária

Na escola: 4 horas/aula de 40 minutos

Extra-classe: O tempo dependerá do ritmo individual, respeitando-se um prazo máximo combinado com a turma.

 

Conteúdo

Conceito(s); Princípio(s);

Estudo de Caso(s);

Atividade(s)

Conceitos:

  • Causas e conseqüências do efeito estufa.
  • Atividades humanas que interferem no clima.

Habilidades e competências:

  • Buscar e selecionar informações de modo crítico.
  • Redação de texto jornalístico.

Atividades:

  • Pesquisa de informações e imagens
  • Produção de elemento de comunicação

 

Estratégias

Busca de Informações; Leitura Crítica; Produção

1ª aula com dois horários de 40 minutos

Apresentação do vídeo “Mudanças do clima, mudanças de vida”, produzido e distribuído pelo Greenpeace.

Debate e reflexão sobre as situações apresentadas.

 

Em casa, após a aula, os alunos realizam a pesquisa em jornais de notícias sobre mudanças do clima e seus efeitos.

 

2ª aula com dois horários de 40 minutos

Os alunos serão divididos em grupos.

Cada grupo escolhe uma ou mais notícias e sobre ela(s) elabora um texto, reescrevendo a matéria.

Após serem corrigidos pelos professores, os textos serão expostos em mural da escola.

 

Avaliação

Os alunos serão avaliados pelo:

  • envolvimento da equipe
  • organização do texto dentro do estilo solicitado
  • originalidade e clareza das idéias apresentadas
  • domínio dos conteúdos

Cartilha em pdf

Vídeos no Greenpeace.

 

 aprendaki

 

* O trabalho pode ser realizado em qualquer disciplina/curso/nível/série

5 comentários:

  1. O que mais dizer, além de que eu tô babando por ter conhecido este blog? É ótimo ver este blog pernambucano que é um recanto da educação transformadora.

    É isso que está em carênciana blogosfera pernambucana: blogs de educação e conscientização.

    Parabéns sinceros por promover um trabalho tão bonito e nobre, Amara!

    Mais uma coisa: se a sra. tiver condições, peço que comente sobre os tantos problemas desenvolvidos pel@s brasileir@s no processo de socialização neste país, será muito bom. É uma lástima ver que nossa sociedade vem ensinando a juventude que cresce a ser violenta, consumista, desonesta...
    Comento sobre a questão aqui: Os males da socialização no Brasil
    Será muito bom se a sra. puder ler esse texto.

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela apreciação do meu trabalho, Amara. Entendo que discorde de algumas partes, o que é muito normal em debates sociológicos.

    Penso que, como você gostou do meu blog, podemos fazer uma parceria de blogroll. O que acha?

    ResponderExcluir
  3. Robson,

    Observe o rodapé, na parte 'Eu visito'.

    O 'Consciência Efervescente' já faz parte dessa lista.
    Sempre que houver novidades aí, elas aparecem aqui.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado mesmo, Amara. Fico grato por essa nova parceria. Já tô colocando o Aprendo_cri@ndo na minha lista de blogs irmãos de consciência.

    bjos

    ResponderExcluir
  5. e muito bom agente sabe que ainda tem pessoas que se interessam pelo bem esta do nosso planeta

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante, aceitamos críticas, sugestões e até mesmo elogios....
Para deixar o endereço do seu blog/site, comente usando a opção OpenID.
Apesar de aceitarmos comentários anônimos, seria interessante que você informasse o seu nome.

Agradecemos a visita.