28 fevereiro 2009

Inserindo exercício no blog

Confiram esta dica para incluir exercícios criados com Hot Potatoes, LIM e outros em um blog.
As páginas criadas com LIM, ajustam-se automaticamente ao tamanho do quadro, o Hot Potatoes apresentou problemas nos exercícios do tipo palavras-cruzadas.
O arquivo original encontra-se hospedado no .:. AprendAki .:.

Teste criado com o Hot Potatoes


Exemplos de páginas criadas com LIM. Clique no ícone do som para interromper a música.  Veja outros exemplos aqui.

22 fevereiro 2009

Time,s Cool - Horário Escolar


Todo início de ano letivo é aquela correria para organizar o horário escolar atendendo aos interesses da escola, dos alunos e professores.

Este site oferece um serviço gratuito para ajudar nesta tarefa.

Não testei, mas parece legal.

http://timescool.lotimiza.com/

Embora exija um cadastro, vale a pena conferir, quem sabe facilita a vida de todos nós.

Abaixo printscreen das telas do Aprenda a Usar.










ELO - Ensino de Línguas Online

interface do ELO
O ELO é um programa que não precisa de instalação, é só baixar, descompactar e usar.
A interface é bem intuitiva, com botões de ajuda em cada atividade.
Apesar do nome, pode ser utilizado em outras disciplinas.

As atividades criadas com ELO são do tipo jogo da memória, múltipla escolha, entre outras. O programa cria um menu e um índice para formar um pacote com várias atividades.

Na página do programa podemos baixar tutoriais em PowerPoint, explicando detalhadamente como criar e editar as atividades.

Ainda estou testando, se você usou, deixe aqui suas considerações.


01 fevereiro 2009

LIM - Livros Interativos Multimídia

EdiLIM, a ferramenta para criar

 

EdiLIM é a ferramenta para elaborar os livros LIM.

A instalação do programa é muito simples.

Na página do desenvolvedor http://www.educalim.com/cdescargas.htm escolha o arquivo em português do Brasil.

Após baixar o arquivo este deve ser descompactado.

 

Dentro da pasta existem quatro arquivos. Vamos ver a função de cada um deles.

edilim

edilim.exe é a ferramenta propriamente dita. É possível que não apareça a extensão (.exe) se o computador não estiver configurado para mostrar as extensões mais comuns (o que é recomendável)

 

lim.swf

lim.swf é um arquivo necessário para que o programa funcione. Provavelmente não terá o mesmo aspecto, visto que os ícones mudam em função dos programas que estejam instalados.

 

edilim.htm

edilim.htm é a página de ajuda do programa. Não é imprescindível, porém é útil para tirar as dúvidas sobre o uso do programa.

 

imagens

imaxes é a pasta que contém os gráficos da página de ajuda. Tampouco é necessária para o funcionamento do EdiLIM, porém sem ela não veremos as imagens do documento da ajuda. Não deve ser renomeada.

 

Os ícones podem ser diferentes de acordo com a configuração do computador e/ou a versão do programa (em dezembro de 2008 se encontra na versão 3.0.1).

 

De qualquer modo você terá o seguinte:

  • uma pasta imaxes,
  • aplicativo edilim.exe
  • página edilim.htm
  • arquivo lim.swf

Para abrir EdiLim devemos clicar duas vezes sobre o arquivo edilim.exe

 

A melhor forma de compreender a criação de um livro consiste em baixar um demo, abri-lo no Edilim e explorar suas possibilidades.


Next Generation Center

O Next Generation Center é um site da Intel que oferece, entre outros serviços, cursos gratuitos on-line.

Next Generation CenterÉ necessário fazer um cadastro.

Após o término do curso é possível imprimir um certificado.

O curso de TI na Educação oferece o seguinte conteúdo:

Módulos:
  1. Conceito de TI na Educação
  2. TI na Educação no mundo
  3. TI na Educação no Brasil
  4. Um notebook para criança aprender brincando
  5. TI e empreendedorismo
  6. TI e políticas para o desenvolvimento
  7. Tendências e evolução

 



La Vouivre - Jogo da Glória


Dica encontrada na página
Eduteca - Centro de Recursos Educacionais

La Vouivre é um gerador do Jogo da Glória, com versões para Windows e Linux.

Neste jogo podem participar de 1 a 4 jogadores que competem num tabuleiro onde algumas casas possuem funções especiais.

O primeiro jogador a alcançar a casa 64, ganha o jogo.

Após lançar o dado, é apresentada ao jogador uma pergunta; se responder corretamente avança, caso contrário recua.



Esta é a interface do jogo.

Página oficial do programa


Criação de um exercício

La Vouivre possui uma interface que permite criar facilmente as perguntas e personalizar diferentes parâmetros do jogo, como as cores utilizadas e as mensagens ao(s) jogador(es).
Não precisa instalar, basta fazer o download, descompactar e usar.




1- Parâmetros

Este separador permite-lhe personalizar o título do exercício, as cores e o conjunto de caracteres utilizado.

A seleção do conjunto de caracteres é feita em função da língua utilizada no exercício.

2- Perguntas

As perguntas são de escolha múltipla.

_ Para cada pergunta escreva a pergunta, a resposta correta e os três distratores, e assinale a caixa “resposta correta” junta à resposta correta.

_ Clique na seta para cima para passar à pergunta seguinte, e na seta para baixo para ir para a pergunta anterior.

_ O botão “apagar esta pergunta” apaga a pergunta que estiver visível na tela.

_ O botão “clonar esta pergunta” copia o conteúdo da pergunta atual para o fim da lista de perguntas: pergunta, respostas, feedback e resposta correta.

_ Se as suas perguntas contêm vários elementos comuns, edita assim mais rapidamente o exercício.

3- Mensagens

Aqui pode modificar as diferentes mensagens usadas ao longo do exercício.

4- Instruções

Esta seção permite modificar as instruções exibidas no (na tela) quando a página com o exercício é carregada.

A edição das instruções é feita diretamente em código HTML.

Esta janela mostra uma coloração sintática: o código HTML aparece colorido.

Se não conhece a linguagem HTML, não modifique este código.

5- Feedbakcs

Pode modificar as mensagens exibidas quando são feitas as perguntas ou quando ocorre qualquer acontecimento no jogo.

6- Abrir e guardar ficheiros (arquivos)

É fundamental gravar o seu trabalho no formato interno (próprio do programa) para não o perder.

Assim, pode criar um exercício em várias etapas ou reabri-lo, se fechar o programa por engano.

7- Criação da página Web

Basta clicar no ícone “Web” ou usar o menu “Ficheiro -> Criar página Web”.

8- Escolher a língua da interface

Clicando em Interface -> Carregar interface, pode escolher uma língua diferente (o programa oferece o inglês, alemão e português de Portugal).

Se a língua que quer usar não existe, pode traduzir o ficheiro .loc na pasta “locales”, e terá a interface na língua desejada.

Pode também definir uma língua por defeito (padrão). O programa criará então um ficheiro “prefs.ini” onde guardará a sua escolha quanto à língua a usar quando abrir o programa.

Clique em “utiliser le français” para voltar ao francês por defeito, ou apague o ficheiro prefs.ini

Informações copiadas do arquivo de ajuda do programa