27 junho 2009

Photofiltre

Encontrei esta dica no Templates para o novo Blogger.

 

Na página oficial do programa, em Downloads, encontramos as opções do inglês ou francês. A última (French version / zip file) é portátil.

 

Photofiltre

Na mesma página tem o arquivo para traduzir

Photofiltre traduzir

Descompacte e copie/mova o arquivo TranslationBR para a pasta do Photofiltre, o programa será automaticamente traduzido para o português do Brasil.

 Photofiltre translationBR   Photofiltre

Embora apresente poucas ferramentas, será muito útil para criar/editar imagens, inclusive com aplicação de filtros/plugins.

 

Interface do Photofiltre

Photofiltre

 

Experimente!

16 junho 2009

Converter PowerPoint para vídeo…

Transforme suas apresentações (ppt, pptx, pps, ppsx) para diversos formatos como avi, mpg, wmv, bmp, gif, mp3 e outros com o E.M. Free PowerPoint Video Converter.

Apesar de não ter suporte para o português, os comandos são extremamente simples e intuitivos.

 

Em apenas 3 passos você converte sua(s) apresentação(ões):

 

Tela inicial

image

  1. imageimageAdicionar arquivo(s) ou pasta(s) 
  2. image Escolher o formato de saída
  3. image Iniciar a conversão

Selecionar o formato de saída

image

Converter

image

 

Eu recomendo o modo (Mode) interactive se a apresentação tiver intervalos diferentes. No modo auto os slides passarão todos com a mesma velocidade/intervalo de tempo.

image

 

Marque Add audio file e selecione a mesma trilha sonora que usou na sua apresentação, o modo Record audio captura os ruídos do microfone.

image

 

Embora a versão gratuita apresente muitas limitações, é uma boa ferramenta para quem precisa levar suas apresentações a qualquer lugar sem a preocupação de ter ou não um programa compatível instalado no computador, facilita também o uso em escolas que não disponham de projetor multimídia. Neste caso, os vídeos deverão ser gravados em um formato que permita a reprodução em um DVD player. Veja aqui como fazer…

 

Experimente todas as opções e faça a sua escolha.

kaos000061

Bom trabalho.

14 junho 2009

The Masher – criação de um pacote de atividades

Na versão gratuita do Hot Potatoes, o The Masher permite apenas uma sequência de três atividades.

Hot Potatoes

Abra o The Masher

The Masher

Arquivos -> escolha as atividades que formarão a unidade

Aspecto -> configurar cores, fonte, imagem de fundo, etc

Cadeias de texto do utilizador ->use se tiver conhecimento de HTML

Botões -> coloque símbolos, texto ou imagem para navegação

Origem -> código HTML da página (só altere se tiver conhecimento de HTML)

Índice -> coloque um título para a unidade e um nome para o arquivo (pode manter o sugerido)

Para começar

Clique em

 clip_image004

selecionar arquivos de dados Hot Potatoes

Selecione os arquivos que deseja usar (segure a tecla Ctrl, enquanto clica nos arquivos e clique em abrir hot potatoes.

Lembre que só poderá usar três exercícios.

 

ok para todos - hot potatoes na caixa a seguir

definições de exportação de arquivos no hot potatoes

 

Este é o aspecto da aplicação com os arquivos

The Hot Potatoes Masher

Clique em explorar e escolha a pasta para salvar sua unidade.

Aconselhamos que seja a mesma onde estão as atividades, pois todos os arquivos deverão estar na mesma pasta, e evitará duplicação de arquivos.

 

Selecionando uma atividade e clicando na seta lateral, podemos alterar a sequência das mesmas.

sequencia de atividades no hot potatoes

 

Se estiver tudo certo, clique em

criar unidade no hot potatoes

Vai aparecer este aviso

informação

Aperte OK

 

Quando for perguntado se deseja ver a unidade, aceite.

 ver unidade

 

O programa criou uma unidade com três exercícios e uma página de índice

Confira todos os links e atividades

Links de atividades no Ho Potatoes

Este é o aspecto original do programa

Aspecto do The Masher

Este é o aspecto depois de configurar na aba Aspecto

Clicando no primeiro link aparece esta página

Exemplo de página criada com Hot Potatoes

É um exercício do JCloze, para preencher lacunas, no caso o aluno deve escrever as palavras que estão na parte superior, dentro da caixa correspondente. Na parte superior aparecem os links para a atividade anterior e posterior, assim como para o índice. O relógio marca o tempo que resta para realizar a atividade (este recurso deve ser usado com cautela, para não desestimular o aluno).

Foi colocado um texto de ajuda, (esta página é um tutorial sobre como usar o Hot Potatoes, por isso o texto não combina com o exercício).

Observe que a imagem (Aqui) não está visível, isto porque não foi colocada na mesma pasta em que a unidade foi salva.

 

clip_image032

JMix – aqui o aluno deve clicar nas palavras, seguindo a ordem lógica. A frase se forma na parte superior (destacada em preto)

 

clip_image034

JQuiz – Híbrida à resposta curta (múltipla escolha)

 

Se tudo estiver de correto, clique em Arquivo -> salvar projeto. Seu projeto será salvo com a extensão .jms

clip_image036

clip_image038

Desse modo poderá modificá-lo posteriormente. Escolha uma pasta, dê um nome que facilite a identificação (o mesmo do título que deu à unidade) e clique em salvar

Quando desejar fazer alguma modificação, basta clicar em clip_image040

 

 

E se eu quiser construir uma unidade com mais de três exercícios?

Neste caso você terá um pouco mais de trabalho... mas valerá a pena!

 

Crie todas as atividades, salvando-as na mesma pasta, juntamente com os arquivos multimídia e imagens.

Faça uma lista das atividades, na ordem em que deseja que se apresentem ao aluno.

Abra a primeira atividade da sua lista no programa correspondente, neste caso eu abri uma atividade feita no JCloze, clique em Opções -> configurar saída.

Na aba Botões marque os botões de navegação. Escreva o nome (URL) da próxima atividade e da página inicial (deve ser o arquivo HTML) ou clique em Procurar...

clip_image042

Na primeira atividade deixa marcado apenas o botão próximo exercício, nas atividades seguintes marque todos os botões.

Vá abrindo cada exercício na ordem desejada e criando os botões para o próximo e para o índice. Pode colocar uma imagem no botão.

Lembre de salvar as alterações e criar a página web (vai sobrescrever o arquivo, salvando as alterações).

 

Pode usar um editor de HTML, como o Kompozer ou NVU, para criar uma página de índice.

A página aparecerá assim, no navegador:

clip_image044

Página com os botões padrão do programa

 

clip_image046

Página com imagens no lugar dos botões

10 junho 2009

Questões de Biologia do ENEM 2008

Questões da prova aplicada em 2008 relacionadas a Biologia. O arquivo está hospedado no AprendAki.

 

 

 

Kaos

ENEM 2009 - Objetos de conhecimento

Objetos de conhecimento associados às Matrizes de Referência. Este post visa apenas listar os objetos de conhecimento.

 

3. Ciências da Natureza e suas Tecnologias

 

3.3 Biologia

· Moléculas, células e tecidos

  • Estrutura e fisiologia celular: membrana, citoplasma e núcleo.
  • Divisão celular.
  • Aspectos bioquímicos das estruturas celulares.
  • Aspectos gerais do metabolismo celular.
  • Metabolismo energético: fotossíntese e respiração.
  • Codificação da informação genética.
  • Síntese protéica.
  • Diferenciação celular.
  • Principais tecidos animais e vegetais.
  • Origem e evolução das células.
  • Noções sobre células-tronco, clonagem e tecnologia do DNA recombinante.
  • Aplicações de biotecnologia na produção de alimentos, fármacos e componentes biológicos.
  • Aplicações de tecnologias relacionadas ao DNA a investigações científicas, determinação da paternidade, investigação criminal e identificação de indivíduos.
  • Aspectos éticos relacionados ao desenvolvimento biotecnológico.
  • Biotecnologia e sustentabilidade.

· Hereditariedade e diversidade da vida

  • Princípios básicos que regem a transmissão de características hereditárias.
  • Concepções pré-mendelianas sobre a hereditariedade.
  • Aspectos genéticos do funcionamento do corpo humano.
  • Antígenos e anticorpos.
  • Grupos sangüíneos, transplantes e doenças auto-imunes.
  • Neoplasias e a influência de fatores ambientais.
  • Mutações gênicas e cromossômicas.
  • Aconselhamento genético.
  • Fundamentos genéticos da evolução.
  • Aspectos genéticos da formação e manutenção da diversidade biológica.

· Identidade dos seres vivos

  • Níveis de organização dos seres vivos.
  • Vírus, procariontes e eucariontes.
  • Autótrofos e heterótrofos.
  • Seres unicelulares e pluricelulares.
  • Sistemática e as grandes linhas da evolução dos seres vivos.
  • Tipos de ciclo de vida.
  • Evolução e padrões anatômicos e fisiológicos observados nos seres vivos.
  • Funções vitais dos seres vivos e sua relação com a adaptação desses organismos a diferentes ambientes.
  • Embriologia, anatomia e fisiologia humana.
  • Evolução humana.
  • Biotecnologia e sistemática.

· Ecologia e ciências ambientais

  • Ecossistemas.
  • Fatores bióticos e abióticos.
  • Habitat e nicho ecológico.
  • A comunidade biológica: teia alimentar, sucessão e comunidade clímax.
  • Dinâmica de populações.
  • Interações entre os seres vivos.
  • Ciclos biogeoquímicos.
  • Fluxo de energia no ecossistema.
  • Biogeografia.
  • Biomas brasileiros.
  • Exploração e uso de recursos naturais.
  • Problemas ambientais: mudanças climáticas, efeito estufa; desmatamento; erosão; poluição da água, do solo e do ar.
  • Conservação e recuperação de ecossistemas.
  • Conservação da biodiversidade.
  • Tecnologias ambientais.
  • Noções de saneamento básico.
  • Noções de legislação ambiental: água, florestas, unidades de conservação; biodiversidade.

· Origem e evolução da vida

  • A biologia como ciência: história, métodos, técnicas e experimentação.
  • Hipóteses sobre a origem do Universo, da Terra e dos seres vivos.
  • Teorias de evolução.
  • Explicações pré-darwinistas para a modificação das espécies.
  • A teoria evolutiva de Charles Darwin.
  • Teoria sintética da evolução.
  • Seleção artificial e seu impacto sobre ambientes naturais e sobre populações humanas.

· Qualidade de vida das populações humanas

  • Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano.
  • Indicadores sociais, ambientais e econômicos.
  • Índice de desenvolvimento humano.
  • Principais doenças que afetam a população brasileira: caracterização, prevenção e profilaxia.
  • Noções de primeiros socorros.
  • Doenças sexualmente transmissíveis.
  • Aspectos sociais da biologia: uso indevido de drogas; gravidez na adolescência; obesidade.
  • Violência e segurança pública.
  • Exercícios físicos e vida saudável.
  • Aspectos biológicos do desenvolvimento sustentável.
  • Legislação e cidadania.

 

Fonte: ENEM e PROUNI

Kaos

04 junho 2009

Impress!ve

Assim é o Impress!ve. Um pequeno grande programa para exibir apresentações de slides.

 

Apesar de não manter as animações e sons, o programa é um grande auxiliar na hora de fazer uma apresentação pública.

Exporte seu arquivo de apresentação no formato pdf. Você também pode criar slides a partir de imagens.

Sendo portátil, não precisa de instalação. Baixe o arquivo e descompacte-o em qualquer pasta ou diretamente no pendrive.

 

Para usar, arraste sua apresentação em pdf ou arquivos de imagens sobre o executável impressive.exe

impress!ve

O programa abrirá em tela cheia com a apresentação. Para sair do programa aperte a tecla Esc.

A navegação é simples, use os botões direito e esquerdo do mouse ou as setas do teclado. Até aqui tudo igual…. Agora vem a diferença.

 

Pressionando a tecla Tab, aparecerão na tela todos os slides, facilitando a navegação entre eles.

impress!ve

Clicando e arrastando o mouse sobre uma palavra, parte do texto ou imagem vai criar uma área de destaque. Para retirar a seleção basta clicar com o botão direito do mouse. Se as seleções não forem retiradas permanecerão durante toda a apresentação. Para salvar e manter os destaques pressione a tecla S.

impress!ve

Apertando Enter aparece um círculo que acompanha o movimento do mouse, ele pode ser ampliado ou reduzido com as teclas de + e de –. Pressionando novamente o Enter, ele desaparece.

impress!ve

 

E se eu quiser usar em outros computadores?

Copie a pasta do Impress!ve e a apresentação no pendrive.