31 julho 2009

Simulado Enem 2009

O MEC publicou 40 questões, separadas por área de ensino, simulando o Enem.

 

Responda aqui as questões relacionadas à área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

 

Baixe os arquivos.

Enem 2009 - logo do Inep/MEC

27 julho 2009

Converter html para pdf

 

Que tal converter suas pesquisas em arquivo pdf para ler depois? É muito útil para quem usa conexão discada.

Disponível em inglês, espanhol, francês e mais quatro idiomas, o HTML to PDF permite que o usuário guarde as páginas da internet para imprimir, ler no computador ou colocá-las em um leitor de e-books.

 

image

 

Gratuita e sem registro, a ferramenta é simples. Basta copiar o endereço desejado, inseri-lo no campo “Input URL”  e clicar no botão “Make PDF”. Quando o sistema acabar de processar o pedido, ele retorna uma janela de download para salvar o resultado na máquina.

 

Clicando em Our service tools! ou Nuestras herramientas! temos mais duas opções.

 

A primeira é exclusiva para webmasters que podem copiar um código HTML e inseri-lo diretamente no template de seu website ou em páginas dinâmicas de notícias. Ele gera um botão que permite ao usuário salvar o documento no novo formato. Observe nossa barra lateral.

A outra opção é para usuários. Arraste o link ‘Guardar como pdf’ ou ‘Save as pdf’ para a barra de favoritos. Ao clicar no novo item, a página atual do navegador será transformada em um PDF.

 

Dica do Plantão Info

Mudanças do clima, mudanças de vida

Sequência didática baseada no documentário realizado pelo Greenpeace.

 

Disciplina

Biologia*

Público envolvido

O trabalho será desenvolvido com a turma do 3º ano do Ensino Médio*.

A professora de Língua Portuguesa orienta a correção e adequação da linguagem ao estilo jornalístico.

A professora de Biologia orienta o conteúdo específico e a veracidade das informações fornecidas.

Tema

Ecologia – Mudanças climáticas

Mídias utilizadas

Jornal, vídeo

Visão Geral

Tema Gerador

Deu a louca no tempo?

A observação dos fenômenos climáticos nos dá uma idéia de que o clima está mudando e pode ser o início da formação de uma consciência ecológica.

Ao pesquisar nos jornais, os estudantes desenvolvem os hábitos de leitura, o senso crítico e, ao mesmo tempo, despertam para sua importância no ciclo da natureza.

O uso das ferramentas tecnológicas dentro do contexto da pesquisa torna possível a apropriação de habilidades necessárias no mercado de trabalho, de forma prática.

Objetivos

Relacionado:

- ao conteúdo curricular:

  • Obter e divulgar informações acerca dos fenômenos climáticos.

- a competências/atitudes

  • Compartilhar informações.
  • Trabalhar em grupo.
  • Utilizar adequadamente as informações obtidas.
  • Refletir sobre a interferência humana nos fenômenos climáticos.
  • Sugerir mudanças de hábitos nas atividades diárias.

Carga Horária

Na escola: 4 horas/aula de 40 minutos

Extra-classe: O tempo dependerá do ritmo individual, respeitando-se um prazo máximo combinado com a turma.

 

Conteúdo

Conceito(s); Princípio(s);

Estudo de Caso(s);

Atividade(s)

Conceitos:

  • Causas e conseqüências do efeito estufa.
  • Atividades humanas que interferem no clima.

Habilidades e competências:

  • Buscar e selecionar informações de modo crítico.
  • Redação de texto jornalístico.

Atividades:

  • Pesquisa de informações e imagens
  • Produção de elemento de comunicação

 

Estratégias

Busca de Informações; Leitura Crítica; Produção

1ª aula com dois horários de 40 minutos

Apresentação do vídeo “Mudanças do clima, mudanças de vida”, produzido e distribuído pelo Greenpeace.

Debate e reflexão sobre as situações apresentadas.

 

Em casa, após a aula, os alunos realizam a pesquisa em jornais de notícias sobre mudanças do clima e seus efeitos.

 

2ª aula com dois horários de 40 minutos

Os alunos serão divididos em grupos.

Cada grupo escolhe uma ou mais notícias e sobre ela(s) elabora um texto, reescrevendo a matéria.

Após serem corrigidos pelos professores, os textos serão expostos em mural da escola.

 

Avaliação

Os alunos serão avaliados pelo:

  • envolvimento da equipe
  • organização do texto dentro do estilo solicitado
  • originalidade e clareza das idéias apresentadas
  • domínio dos conteúdos

Cartilha em pdf

Vídeos no Greenpeace.

 

 aprendaki

 

* O trabalho pode ser realizado em qualquer disciplina/curso/nível/série

18 julho 2009

Rap do Mosquito

É o rap do mosquito
É o rap do mosquito
É o rap, é o rap
É o rap do mosquito
É o rap

 

Você tá nessa de ficar
Todo doido, acabadão.
Vai perder o maior tempo
Todo mole e besteirão.

 

Roubada, é roubada!
É a dengue meu irmão.
Roubada, é roubada!
É a dengue sangue bão.

 

E dá em rico e dá em pobre
Não tem classe social.
Na favela, na mansão,
A dengue faz o mesmo mal.

 

É mais fácil prevenir
É só tomar alguns cuidados.
Segue o que a gente diz
Você vai ver o resultado.

 

Fale com sua galera
Na escola, em sua casa.
Vamos juntos acabar
Essa doença que arrasa.

 

É o rap do mosquito
É o rap do mosquito
É o rap, é o rap
É o rap do mosquito
É o rap

 

E é moleza, é muito fácil,
qualquer um pode fazer.
Onde tem água parada
O mosquito quer viver.

 

Oi bate bem esse pneu
E tire a água da botinha,
Que o mosquito quer saber
De água bem paradinha.

 

Bote a tampa no poço
E também na caixa d'água.
Tá na hora do mosquito
Encarar essa roubada!

 

Troque a água da plantinha,
Troque por terra molhada.
Se a gente fizer isso
O mosquito não tem casa!

Se a gente fizer isso
O mosquito não tem casa!

 

É o rap do mosquito
É o rap do mosquito
É o rap, é o rap
É o rap do mosquito
É o rap

Te liga meu irmão...
É!

  08mosquito 

Um por todos e todos contra a dengue!

Recebi o texto em um curso, não informaram os autores.

17 julho 2009

Geocities

Mais uma página fechada no livro da internet, ou deveria dizer muitas páginas fechadas…

O Geocities, serviço gratuito de hospedagem de sites, oferecido pelo Yahoo vai fechar definitivamente no dia 26 de outubro de 2009.

image

Outro serviço com data marcada para fechar é o Google pages, este pelo menos oferece a opção de migrar o conteúdo para o Google sites.

 

Em 1998 iniciei minhas aventuras no ciberespaço, criando o site .:.ClickBio.:. onde disponibilizei textos, exercícios e outros materiais na área de Biologia; e o Vivendo Palmares, que conta um pouco da história do nosso município.

 

O .:.ClickBio.:. mudou de nome, agora é AprendAki e foi transferido para o MiArroba,

O Vivendo Palmares foi transformado no blog Palmares-PE.

 

Muito trabalho me aguarda.

K036 computador

11 julho 2009

Futuratec

O Futuratec é uma página do canal Canal Futura que oferece diversos vídeos do seu acervo para download.

 

A utilização está condicionada a um cadastro.

As várias opções de vídeos estão separadas por assunto.

 

Outra exigência é o uso de um programa BitTorrent, que pode ser baixado no próprio Futuratec. Entretanto o arquivo que ele oferecem está em inglês. Como se trata de um executável (.exe), recomendamos passar um antivírus. Para baixar o arquivo para tradução acesse o site do µTorrent.

 

Coloque o µTorrent e o arquivo ‘Ing’ em uma mesma pasta. Ao abrir o µTorrent ele estará em português.

image

Os vídeos estão no formato de imagem e devem ser gravados em CD. O site do Futuratec ensina como usar o µTorrent e como gravar os vídeos.

 

Esta é uma excelente oportunidade para dinamizar e ilustrar nossas aulas.

Aproveitem!

1

09 julho 2009

Aniversário

O Aprendo_Cri@ndo foi gestado por muito tempo e ainda se encontra em fase de adaptação. Passamos por muitas casas antes de fixarmos residência no Blogger.

Agradecemos todas as visitas e comentários e aguardamos sugestões para novas postagens.

banda_animada flor-dancante

Dia 9 de julho é dia de festa!

kao2

Cursos Educarede

Argentina oferece cursos on line para brasileiros

O Portal EducaRede Argentina abriu inscrições para cursos on line voltados à formação de educadores. Os cursos são oferecidos apenas em espanhol, mas a participação dos educadores brasileiros poderá ser em português.
As inscrições são totalmente gratuitas!

 

Educarede 

 

Novembro

Construyendo tecnología accesible para todos
Este curso nos convida a "colocar a mão na massa" para construir dispositivos simples que facilitam o acesse ao computador de alunos com dificuldades motoras e elementos para estimulação de crianças com transtornos cognitivos e sensoriais.
Abertura de inscrições: 21 de outubro de 2009
Início do curso: 4 de novembro de 2009
Duração: 6 semanas
Carga horária: 30 h

 

Mais informações

 

(editado e atualizado em novembro 2009)

e-Curriculum

O Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCSP publica, semestralmente, a revista on-line e-Curriculum.

A Revista e-Curriculum é um veículo para a divulgação de pesquisas que pretende ampliar e promover o debate com a comunidade científica e com a sociedade.

O material é distribuído gratuitamente, no formato pdf.

 

Na edição de junho deste ano constam os seguintes temas:

Criatividade e autoria: o processo de elaborar roteiros para animações virtuais(pdf)
VINHA, Maria Lúcia. Criatividade e autoria: o processo de elaborar roteiros para animações virtuais.

Aprendizagem baseada em projectos: o caso do blog painel da estatística(pdf)
SAMPAIO, Patrícia; COUTINHO, Clara. Aprendizagem baseada em projectos: o caso do blog painel da estatística.

Políticas curriculares e formação de professores(pdf)
CERVI, Maria Luisa; TORRES, Júlio César. Políticas curriculares e formação de professores.

Currículo e web 2.0 argumentos possíveis a uma diferenciação em educação digital(pdf)
BASSO, Maria Aparecida José. Currículo e web 2.0 argumentos possíveis a uma diferenciação em educação digital.

Oportunidades e possibilidades para a inserção de interfaces web 2.0 no currículo da escola em tempos de convergências de mídia(pdf)
MARINHO, Simão Pedro P; TÁRCIA, Lorena; ENOQUE, Cynthia Freitas de Oliveira; VILELA, Rita Amélia Teixeira. Oportunidades e possibilidades para a inserção de interfaces web 2.0 no currículo da escola em tempos de convergências de mídia.

Pesquisa, tecnologias, mídias, currículo e formação de professores: multiplicidades em foco(pdf)
GARCIA, Maria de Fátima; D’Abreu, João Vilhete Viegas. Pesquisa, tecnologias, mídias, currículo e formação de professores: multiplicidades em foco.

Projetos de aprendizagem baseados em problema no contexto da web 2.0: possibilidades para a prática pedagógica(pdf)
TREIN, Diana; SCHLEMMER, Eliane D. R. Projetos de aprendizagem baseados em problema no contexto da web 2.0: possibilidades para a prática pedagógica.

Formação de professores de letras-libra: construindo o currículo(pdf)
CERNY, Roseli Zen; QUADROS, Ronice Muller; BARBOSA, Heloiza. Formação de professores de letras-libra: construindo o currículo.

O estágio supervisionado no programa de formação de professores: contribuição das mídias interativas para a reflexão da práxis docente(pdf)
MACHADO, Michelle Jordão; AQUINO, Vânia. O estágio supervisionado no programa de formação de professores: contribuição das mídias interativas para a reflexão da práxis docente.

Alterações no cotidiano escolar decorrentes da implantação de laptops educacionais(pdf)
SANTOS, Maximiliana B. F. dos; BORGES, Martha Kaschny. Alterações no cotidiano escolar decorrentes da implantação de laptops educacionais.

Estratégias de orientação para a prática do professor no contexto da educação a distância(pdf)
PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. Estratégias de orientação para a prática do professor no contexto da educação a distância.

Currículo e tecnologias: uma experiência de formação continuada com a metodologia de aprendizagem de casos e mapas conceituais(pdf)
COSTA, Cleide Jane de Sá Araújo; PINTO, Anamelea de Campos. Currículo e tecnologias: uma experiência de formação continuada com a metodologia de aprendizagem de casos e mapas conceituais.

O currículo e as tecnologias de informação e comunicação: relações de poder e possibilidades de transformação(pdf)
KUIN, Silene. O currículo e as tecnologias de informação e comunicação: relações de poder e possibilidades de transformação.

Do presencial para o digital: uma mudança significativa na formação de professores (curso de letras)(pdf)
QUEVEDO, Angelita Gouveia; CRESCITELLI, Merdes; GERALDINI, Alexandra. Do presencial para o digital: uma mudança significativa na formação de professores (curso de letras).

Relatos de experiência educacional_

OPARÀ: uma proposta além da sala de aula(pdf)
SOUZA, Katya dos Santos Garabetti; SOUSA, Ana Karina; BOAVENTURA, Raphael. OPARÀ: uma proposta além da sala de aula.

A língua inglesa para além dos muros da escola: invadindo o mundo digital(pdf)
BAGATINI, Fátima Maria. A língua inglesa para além dos muros da escola: invadindo o mundo digital.

 

Confiram também as edições anteriores, clicando aqui.

ecurriculumLogo