03 maio 2010

Dia do Pau-Brasil

Por meio da lei n.º 6607 de 7/12/78, o Pau-Brasil é declarado nossa Árvore Nacional, e instituindo o 03 de maio como o seu dia.

Nome científico: Caesalpinia echinata Lam.

Outros nomes populares: ibirapitanga, orabutã, arabutá, brasileto, ibirapiranga, ibirapita, ibirapitã, muirapiranga, pau-rosado, pau-pernambuco

 muda de pau-brasil

Esta muda de pau-brasil foi encontrada em um vaso na escola, vai ser replantada no sítio

flor do pau-brasil   folhas do pau-brasil

Em 1500, na chegada de Cabral, Pero Vaz Caminha descreveu: "mataria que é tanta, e tão grande, tão densa e de tão variada folhagem, que ninguém pode imaginar." Diante da exuberância encontrada pelos portugueses, estes descobriram a existência de uma riqueza para eles inesgotável: o Pau-Brasil. Os índios brasileiros já utilizavam esta árvore para a confecção de arcos, flechas, e para pintura de enfeites, com um corante vermelho intenso extraído do cerne. A técnica foi ensinada aos portugueses pelos próprios índios, que também foram encarregados de cortar, aparar e arrastar as árvores até o litoral, onde carregavam os navios a serem enviados para a Europa. O ciclo econômico teve início em 1503 e até 30 anos após a chegada dos portugueses, era o único recurso explorado pelos colonizadores. Nesse período calcula-se que foram exploradas 300 toneladas de madeira por ano, sempre aumentando nos anos posteriores.

Fonte: Projeto Pau-Brasil

 

Quase desconhecido pelos brasileiros, essa árvore deveria estar presente em todas as praças, escolas e ruas dos estados cobertos pela região da Mata Atlântica. 

Eu vou plantar o meu, faça você também a sua parte!