Em um trabalho acadêmico a capa não é numerada nem contada, os elementos pré-textuais (folha de rosto, sumário, etc.) são contados mas não numerados.

A numeração inicia na primeira página da introdução e segue até o fim do trabalho, na margem superior direita da cada página.

Como resolver esse problema no BrOffice?

Com o seu documento aberto, escolha Inserir - Quebra manual

image

Tipo

Selecione o tipo de quebra que você deseja inserir.

Quebra de Linha

Termina a linha atual e move o texto encontrado à direita do cursor para a próxima linha, sem criar um novo parágrafo.

Você também pode inserir uma quebra de linha teclando Shift+Enter.

 
Quebra de coluna

Insere uma quebra manual de coluna (no caso de um layout de várias colunas) e move o texto encontrado à direita do cursor para o início da próxima coluna. A quebra manual de coluna será indicada por uma borda não-imprimível no canto superior da nova coluna.

 
Quebra de página

Insere uma quebra de página manual e move o texto encontrado à direita do cursor para o início da próxima página. A quebra de página inserida será indicada por uma borda não-imprimível no canto superior da nova página.

Você pode inserir uma quebra de página ao pressionar Ctrl+Enter. No entanto, se quiser atribuir um estilo de página diferente à página seguinte, use o comando de menu para inserir a quebra de página manual.

 
Estilo

Selecione o estilo de página para a página exibida logo após a quebra manual de página.

 
Alterar número de página

Atribui o número de página que você especificar à página exibida após a quebra manual. Essa opção só estará disponível se você atribuir um estilo de página diferente à página inserida após a quebra manual de página.

 
Número de página

Insira um número de página para a página exibida após a quebra manual de página. 

Clicando em ajuda você encontra novos tópicos para configurar sua quebra de página.

image

Como resolver esse problema no Microsoft Word?

Na ajuda do programa, digite ‘numeração de páginas’ e escolha ‘inserir ou excluir uma quebra de seção’. Vai encontrar as orientações necessárias para organizar o seu texto.

Em todo programa existe a ajuda, entretanto esquecemos de utiliza-la.

Depois de muito pesquisar, encontrei esse tutorial no Prática da Pesquisa.

Para controlar a numeração de páginas no Word, você deve conhecer o recurso “quebra de seção”. Em um mesmo arquivo do Word você pode criar várias seções. Cada seção pode ter características distintas (tamanho do papel, margens, cabeçalho, rodapé, entre outras) como se fossem arquivos separados. Criando seções você poderá controlar a apresentação da numeração de páginas. Veja o texto na íntegra…

Texto organizado a partir da ajuda dos programas citados.