Começou hoje e vai até sexta feira, 5 de novembro, o III SETEC, com o tema: Desafios atuais para a prática docente.
O evento é realizado pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco e acontece no Hotel Casa Grande, na cidade de Gravatá - PE.
Na quarta feira, a partir das 13 horas aconteceram duas palestras.
O uso de tecnologias de informação e comunicação na escola pública e seus impactos na formação dos alunos, com Alex Sandro Gomes da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.
Os professores e os desafios da aprendizagem mediada por tecnologias digitais, por Ana Beatriz Gomes da UFPE.
A palestra de abertura ficou a cargo da professora Zélia Porto, gestora da Gerência de Políticas Educacionais, Educação Infantil e Ensino Fundamental - GEIF.
No final da tarde ocorreram as inscrições para as oficinas que acontecerão no segundo dia.
Quinta feira, 4 de novembro.
São realizadas 10 oficinas, cada professor terá a chance de participar de duas, uma pela manhã e outra à tarde.
Foi difícil escolher.
Oficina 1 - BLOG: tecnologia de potencial pedagógico
Oficina 2 - CONSTRUINDO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: usando o Hagaquê
Oficina 3 - O YOUTUBE NA SALA DE AULA
Oficina 4 - O USO PEDAGÓGICO DO CHAT: bate papo na sala de aula
Oficina 5 - WEBQUEST: artefato tecnológico baseado na web
Oficina 6 - LEITURA DE IMAGEM: textos verbais, não verbais e mistos
Oficina 7 - Um computador na mão e uma ideia na cabeça: usando o Movie Maker
Oficina 8 - Rádio Escola: da convencional à web rádio
Oficina 9 - Integração da Mídias e Currículo Lattes
Oficina 10 - transdisciplinaridade.
Participei das oficinas de blog e rádio escola. Aprendi bastante e espero compartilhar quando a escola voltar ao que era.
Tivemos alguns contratempos: em um evento sobre tecnologia, ela resolveu faltar: computadores deixavam de funcionar e a internet fez greve… os formadores, porém, não se deixaram abater. Usando toda a criatividade que é marca registrada de um bom professor, driblaram os imprevistos e os trabalhos foram um sucesso.
À noite, uma pausa para o descanso, música ao vivo na beira da piscina, das nove até a meia noite.
Sexta feira, 5 de novembro.
Estavam previstas duas palestras.
Do retroprojetor ao celular: como as tecnologias têm auxiliado a construção do conhecimento nas salas de aula, com Marcos Alexandre Barros do IMIP.
Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação: um olhar crítico para uma atuação prática, por Marcelo Brito Carneiro Leão, da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE.
Mais imprevistos. O primeiro palestrante não pode comparecer. O tempo dedicado à palestra foi utilizado para um show de calouros, com os professores revelação da noite anterior.
Assistimos a alguns vídeos e recebemos informações sobre a organização do evento.
A palestra de encerramento foi realizada por João Carlos da Superintendência de Tecnologia da Educação - STI - organizadora do evento.
Aplausos de entusiasmo acompanharam a notícia de que, no início do próximo ano, o governo de Pernambuco planeja distribuir modens 3G*, complementando o programa Professor Conectado.
Logo após aconteceu um sorteio de vários brindes, desta vez eu retorno de mãos vazias, porém renovada e enriquecida com a experiência.
Agora nos resta aguardar o IV SETEC, que certamente irá nos surpreender.
* ficou na promessa...
Adoramos o Blog!
ResponderExcluirSomos três estudantes do curso de História da Unicamp e resolvemos criar um blog para diminuir a diferença que existe entre os ensinamentos escolares e universitários. Resolvemos divulgar para a mídia relacionada a esse assunto porque a ponte entre o ensino escolar e o acadêmico faz parte de diversos debates e polêmicas.
Ficaríamos honradas se você acessasse nosso blog. Criamos nele, também, uma página com explicações simples para variados conceitos, tão importantes para entendermos os processos históricos. Criamos um twitter para divulgar as atualizações. @historiando_07
O link é http://historiandonanet07.wordpress.com/
Agradecemos a disposição,
Ana Carolina Machado
Ligia Fornazieri
Paula de Almeida Franco
Este tema tecnologias é instigante e perturbador...
ResponderExcluir, “CULTURA NA REDE” passou a ter pontos de sustentação com projetos em destaque em quase todo o território nacional. É a referência de uma rede de articulação, recepção e disseminação de iniciativas e vontades criadoras.
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