Ensinar Genética é uma tarefa difícil no Ensino Médio, as atividades práticas exigem materiais que nem sempre a escola possui.
Quando encontrei no livro de Biologia um modo de simular a ação das enzimas de restrição e a eletroforese em gel, fiquei animada.
Fiz cópia da página e levei o material para a turma.
Foi impressionante, até alunos pouco participativos se animaram e de posse das tesouras e cola começaram a simulação, assumindo cada um o papel da enzima e analisando uma amostra de DNA.
Até aí tudo bem, a atividade transcorria dentro do esperado.
Tempos atrás realizei uma atividade semelhante com outra turma e confiei na resposta apresentada pelo livro.
A surpresa veio quando o primeiro grupo terminou a análise, o resultado foi diferente do que o livro apresentava. Pensei que eles haviam misturado pedaços de DNA. Então os outros grupos encontraram o mesmo resultado.
Voltei ao livro, conferi cada pedacinho do DNA e verifiquei que a sequência apresentada na atividade era diferente da que constava na resolução.
Página do exercício a ser resolvido:
Página da solução do crime:
Os autores dizem que o suspeito 2 é o culpado do crime, no entanto, pela sequência do DNA apresentado, ele é o único inocente sem sombra de dúvida. A placa de eletroforese mostra 100% de coincidência entre o DNA de Breno (a vítima) e os DNAs do suspeito 1 e das células de pele encontradas sob as unhas de Breno.
Portanto o suspeito 1 é gêmeo de Breno e pode ou não ser o culpado.
Se você é professor de escola pública e recebeu para análise a coleção da Editora Saraiva, verifique o que estou falando.
É esse o livro em questão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante, aceitamos críticas, sugestões e até mesmo elogios....
Para deixar o endereço do seu blog/site, comente usando a opção Nome-URL.
Apesar de aceitarmos comentários anônimos, seria interessante que você informasse o seu nome.
Agradecemos a visita.