27 janeiro 2020

Mudando o clima, mudam as vidas


Disciplina: Biologia/Ciências
Público envolvido: alunos do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Ensino Normal Médio
Tema: Ecologia – Mudanças climáticas
Mídias utilizadas: vídeo, jornal, câmera digital, celulares, computadores, projetor multimídia.

Visão Geral

Tema gerador: Deu a louca no tempo?
A observação dos fenômenos climáticos nos dá uma ideia de que o clima está mudando e pode ser o início da formação de uma consciência ecológica.
Ao pesquisar nos jornais, os estudantes desenvolvem os hábitos de leitura, o senso crítico e, ao mesmo tempo, despertam para sua importância no ciclo da natureza.
O uso das ferramentas tecnológicas dentro do contexto da pesquisa torna possível a apropriação de habilidades necessárias no mercado de trabalho, de forma prática.

Objetivos:
Relacionado:
- ao conteúdo curricular:
· Obter e divulgar informações acerca dos fenômenos climáticos.
- a competências/atitudes
· Compartilhar informações.
· Trabalhar em grupo.
· Utilizar adequadamente as informações obtidas.
· Refletir sobre a interferência humana nos fenômenos climáticos.
· Sugerir mudanças de hábitos nas atividades diárias.

Tempo previsto:
Na escola: 10 horas/aula de 50 minutos
Extraclasse: O tempo dependerá do ritmo individual, respeitando-se um prazo máximo combinado com a turma.

Conceitos:
· Causas e consequências do efeito estufa.
· Atividades humanas que interferem no clima.

Habilidades e competências:
· Buscar e selecionar informações de modo crítico.
· Redação de texto jornalístico, produção de vídeo e imagem.

Atividades:
· Pesquisa de informações e imagens
· Produção de elemento de comunicação

Metodologia:

1ª aula com dois horários de 50 minutos
Apresentação do vídeo “Mudanças do clima, mudanças de vida”, produzido e distribuído pelo Greenpeace.
Debate e reflexão sobre as situações apresentadas.
Os alunos serão divididos em grupos para realizar a atividade extraclasse.
Em casa, após a aula, os alunos realizam a pesquisa em jornais de notícias sobre a inundação ocorrida na região no ano de 2010. Fotografam ou filmam casas e edifícios que foram atingidos e que foram ou não restaurados, incluindo a própria escola. Gravam entrevistas com pessoas cujas vidas foram modificadas em decorrência da catástrofe.

2ª à 5ª aula com dois horários de 50 minutos cada
Cada grupo vai trabalhar nos computadores, organizando o material pesquisado na forma de exposição fotográfica, de vídeos e de áudio, além de cartazes e textos jornalísticos.

Culminância:
O material será apresentado à comunidade em uma exposição na praça central da cidade.

Avaliação: 
Os alunos serão avaliados pelo:
· envolvimento da equipe
· organização do material dentro do estilo solicitado
· originalidade e clareza das ideias apresentadas
· domínio dos conteúdos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante, aceitamos críticas, sugestões e até mesmo elogios....
Para deixar o endereço do seu blog/site, comente usando a opção Nome-URL.
Apesar de aceitarmos comentários anônimos, seria interessante que você informasse o seu nome.

Agradecemos a visita.