24 fevereiro 2020

As Relações Ecológicas

Relações ecológicas são as interações que acontecem entre os seres vivos onde pelo menos um deles é beneficiado, podendo o outro ser prejudicado ou não.






As relações podem ser pra ganhar ou então pra perder. 

Existindo ou não harmonia, isso é o que devemos saber. 
Oh ieie oh iaia, oh ieie oh iaia…

Ela terá harmonia se não houver prejuízo 
e se alguma das partes tiver algum benefício. 
Colônia tem indivíduos, podem ter corpos ligados, 
são bactérias, corais ou alguns protozoários.

Sociedade é marcante, os corpos são separados, 
organizados em funções como as abelhas já são. 
O crocodilo e o palito na protocooperação, 
ajuda não-obrigatória, faltando não morrerão.

Porém no mutualismo a união é vital, 
algas e fungos são líquens, protozoário e cupim. 
Comensalismo um ganha, outro não tá nem aí. 
O leão deixa pra hiena e ela morre de rir.

Inquilinismo em orquídeas que apoiadas crescerão, 
peixe entrou no holotúria que serviu de proteção. 
Finalizando harmonia, cabra preste bem atenção, 
se você não se ligar, é bom por recuperação.

As relações...

Mas se houver prejuízo, desarmonia já é. 
Um ganha e o outro se ferra e assim não vai dar pé. 
Competição é danada, o recurso faltará, 
disputa é sempre acirrada e o mais forte vencerá.

No amensalismo produtos, fatores inibirão 
que a espécie amensal cresça, antibiose serão. 
O predatismo apresenta a presa e o predador, 
o veadinho deu mole e o leão abocanhou.

Canibalismo aparece dentro da mesma espécie, 
matou e teve motivo, em peixes isso acontece. 
Parasitismo famoso, vivendo às custas alheia, 
é o parasita na boa e o hospedeiro esperneia.

Pra acabar!

Pra acabar com a desarmonia, cabra preste bem atenção, 
se você não se ligar você vai ficar no... no prejuízo.

As relações...

Ô cabra, você viu que nós falamos primeiro das relações harmônicas e depois desarmônicas.
Não vai misturar as coisas não.

Letra: Paulo Alexandre / Música: Julinho Carvalho

Editado
Publicado originalmente em 01/05/2009

12 comentários:

  1. Muito legal a idéia de fazer essa música. Parabéns! usei na sala de aula e os alunos adoraram!!! obrigado por disponibilizá-la
    Cris

    ResponderExcluir
  2. Olá Cris,

    Legal que foi útil, os meus alunos também adoram.

    ResponderExcluir
  3. mim salvou na minha prova

    ResponderExcluir
  4. eu naum entendi nada que isso esta falando mais isso é muito legal porque fala da ecologia.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a música, deu para usá-la na prova...

    ResponderExcluir
  6. aff la na sala todo mundo ria no oieie oiaia uaheuhae http://caveiranerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. man isso vai me ajuda mt na prova vlw te amo s2

    ResponderExcluir
  8. Aqui o link para a música no youtube.
    http://www.youtube.com/watch?v=uYNQb8nbT5Q

    ResponderExcluir
  9. O herpes é uma condição grave e recorrente que não pode ser curada por medicamentos ou injeções por médicos americanos, mas a melhor maneira de combater o herpes é tomar remédios naturais à base de plantas, li sobre DR JAMES, o grande médico que me cura herpes com seu poderoso remédio herbal. Entrei em contato com ele para descobrir como ele poderia me ajudar e ele me disse para nunca se preocupar em me ajudar com as ervas naturais de Deus! Após 2 dias de contato com ele, ele me disse que a cura estava pronta e me enviou através do DHL COURIER SERVICE SPEED POST e chegou a mim em 7 dias! Usei o medicamento conforme indicado (MANHÃ E NOITE) e fui curado! É realmente como um sonho, mas estou tão feliz! para pessoas que sofrem das seguintes doenças, câncer, hipotireoidismo, herpes, DPOC, HIV, artrite, HPV, infecções, doença hepática, doenças auto-imunes, doença de Parkinson, lúpus e mais devem contatá-lo para obter seu remédio herbal, porque eu sou um testemunho vivo e Fui curado de herpes e seu medicamento é legítimo. Enviei o que ele pediu e ele me enviou a medicação que tomei por boas 3 semanas e hoje estou aqui com um resultado negativo. Quando fui fazer o teste, fiquei muito feliz depois de tomar a medicação.
    CONTATO DR JAMES PARA UM E-MAIL DE CURA PERMANENTE: drjamesherbalmix@gmail.com LIGUE OU LIGUE +2348152855846

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante, aceitamos críticas, sugestões e até mesmo elogios....
Para deixar o endereço do seu blog/site, comente usando a opção Nome-URL.
Apesar de aceitarmos comentários anônimos, seria interessante que você informasse o seu nome.

Agradecemos a visita.